- Área: 101 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias: Rory Gardiner
-
Fabricantes: Fired Earth, Hafele, Mr. Resistor, Saneux, Steyson, Sunflex, Whitten Timber
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado numa zona de conservação em Islington, este dúplex vitoriano foi reconfigurado e ampliado, para converter uma propriedade previamente escura e segmentada numa casa espaçosa e moderna.
Antes, uma das questões chaves com a propriedade era que os espaços de vida careciam de conexão com o pátio posterior exterior, que parecia desprendido e sem uso. Consequentemente, os dormitórios saíram do nível inferior e foram para o nível superior, e a cozinha, sala de estar e copa, foram para o térreo, a fim de desfrutar uma relação direta com o jardim. A propriedade foi estendida em sua parte posterior com grandes portas de correr de vidro e uma superfície de piso contínua que garante uma relação perfeita entre o espaço interno e externo.
O nível inferior conta com uma planta livre que maximiza a sensação de amplitude. Inserida neste espaço aberto, há uma compacta e eficiente "caixa" de madeira que incorpora uma cozinha equipada, escada, depósito e um escritório com estantes adjacentes. Uma lavanderia e banheiro estão bem escondidos debaixo das escadas. A "caixa" também serve para ocultar o nível do piso rebaixado da zona de estúdio, que não pôde ser elevado devido à configuração da propriedade anterior. Isto permite um pé-direito contínuo em todo o espaço principal.
Os materiais utilizados foram madeira, aço, concreto e gesso. A natureza restringida da paleta de materiais complementa a simplicidade dos espaços.
A fachada em branco da extensão proporciona continuidade com o gesso branco interno. Ela também responde ao contexto existente de casas adjacentes que mantiveram sua base original de pintura branca abaixo da alvenaria.